domingo, 19 de abril de 2009

Uso do Baby Liss




O baby liss é uma técnica muito procurada por obter resultado rápido. É semelhante a chapinha, mas age cacheando.
O aparelho deve ser usado em cabelos secos, separados em mechas, após usar uma mousse modeladora para garantir a fixação dos cachos. Quanto maior a largura do baby liss maior a mecha, maior será a espessura dos cachos. “O importante é não deixar o aparelho por muito tempo em cada mecha, pois os fios podem queimar”.
Por ser prático, qualquer mulher pode usá-lo em casa. Para quem já tem cabelos enrolados, o baby liss ajuda a diminuir o volume. Já as mulheres que buscam um visual mais volumoso devem passar os dedos entre os fios depois de cacheados. Um spray fixador ajuda a manter o visual das pessoas que têm fios lisos e finos.


Passos

1. Aplique spray térmico no cabelo seco e levemente escovado – caso seja ondulado.

2. Separe mechas pequenas, de mais ou menos dois dedos, e enrole-as no baby liss, posicionado no sentido vertical. Fique alguns segundos. Faça isso no cabelo inteiro.

3. Depois que estiver tudo cacheado, solte um pouco os cachos com a ajuda do secador.

4. Pegue uma quantidade pequena, do tamanho de uma unha, de gloss ou pomada modeladora. Esfregue bem o produto nas mãos para aquecê-lo e passe-o com os dedos no cabelo, para dar polimento e soltar um pouco mais os cachos.

5. Jogue a cabeça para baixo, continue soltando os cachos, e depois volte para cima. Faça uma risca no meio e mantenha o volume nas laterais.

Dica

• Deixe um ou dois dedos da ponta do cabelo fora do baby liss. Assim, os fios ficam mais soltos e com um movimento supernatural.


Secador de Cabelos


Prático, versátil e indispensável. Estas podem ser as definições que a maioria das mulheres daria a um grande aliado na composição do visual: o secador de cabelos. Os modelos são muitos – mais de 20 marcas no Brasil, sem contar os acessórios -, mas os cuidados devem ser sempre os mesmos, pois este amigo pode se tornar um verdadeiro carrasco caso usado inadequadadamente. O uso do secador não tem nenhuma restrição, mas alguns cuidados são essenciais para não torná-lo prejudicial. Aconselha-se a não usar o aparelho diariamente, “deve-se esperar um intervalo de dois dias para não tirar a umidade natural do fio, preservando o brilho e a hidratação”. A distância entre o bico do secador e o cabelo também deve ser observada: de 2 a 5 cm, nunca menos do que isso. Quando o cabelo for escovado, o indicado é fazer bastante movimento com o aparelho, evitando concentrar o secador por muito tempo no mesmo lugar. Caso contrário, o cabelo poderá – literalmente – queimar. “Neste caso, mesmo que seja feita uma escova, ficará com aspecto ressecado e opaco”, Mas a tecnologia também está ao alcance dos fios de cabelo e produtos específicos para serem usados com o secador estão disponíveis. Os chamados antitérmicos regulam a temperatura dos fios e permitem somente o aquecimento suficiente para a modelagem. Indica-se ainda o uso de finalizadores como ceras, óleos e reparadores de pontas para dar acabamento à produção, eliminando o tempo de exposição do cabelo ao secador. Estes produtos valem também para o uso das chapinhas. :)

sábado, 18 de abril de 2009

Chapinha - quem resiste?



É uma questão cultural. A mulher brasileira adora e sonha com um cabelo longo e super liso. Para alcançar este ideal de beleza vale tudo, desde relaxamento, alisamento, escova definitiva, escova progressiva que são tratamentos que usam química. Quando aplicados de forma inadequada danificam completamente o cabelo e só um bom corte e a ação do tempo poderá restabelecer a beleza e saúde do fio.

Muito popular é o uso da prancha ou da chamada chapinha, que pela ação intensa e concentrada do calor alisa instantaneamente o cabelo. O efeito é imediato, mas sai na primeira lavada. Tem a vantagem de não usar nenhuma química, porém usado de maneira inadequada pode “fritar” e destruir o cabelo do mesmo jeito que os produtos químicos.O manuseio da prancha requer cuidados especiais.

O ideal é proteger o cabelo com inúmeros produtos termo ativos, que com a ação do calor hidratam e protegem o fio do cabelo.A escolha do modelo da prancha também é importante. Dê preferência àquelas que tem revestimento de cerâmica.Conversamos com o cabeleireiro Alexandre Fontanini do salão De La Lastra em São Paulo, que recomenda que a prancha seja usada por um profissional para evitar manuseio inadequado e danos ao cabelo, mas se você não resistir em de utilizá-la em casa, veja algumas dicas ;


Principais cuidados:


1. A prancha deve ser aplicada dá raiz à ponta do cabelo em um movimento continuo, sem qualquer interrupção. Não deixe-a parada. Esta é a principal dica para se fazer um bom uso da chapinha;

2. Passe no máximo duas vezes em cada mexa;

3. Não use a prancha diariamente, ela acabará danificando o cabelo, no máximo uma vez por semana;

4. Aplique produtos termo ativos que protegem o cabelo antes de passar a prancha;

5. Faça uma boa hidratação semanal;
6. Uma vez por mês faça uma reconstrução capilar, recomenda-se um mínimo de três aplicações, uma a cada mês.

Qual o tipo de bolsa que você deve usar?



Se você tem quadril largo...
Aposte numa bolsa pequena, que fique abaixo do seu braço. Isso ajuda a equilibrar a sua silhueta.

Se você é gordinha...
Invista em bolsas largas e estruturadas.Modelos grandes são perfeitos, porque alongam a silhueta. Bolsas pequenas dão a impressão de que você é mais cheinha.










Se você não tem curvas..
Experimente uma bolsa larga e desestruturada. Se você adora bolsas equenas, escolha uma que fique na altura da cintura. Esses modelos criam a ilusão de curvas.



Cuidados com Cabelos Tingidos


O cabelo exige muitos cuidados e se ele for tingido, esses cuidados precisam ser redobrados e diferenciados. Muitas pessoas dizem que “tingir o cabelo o estraga”. Essa é uma grande mentira. O que estraga os cabelos é a falta de cuidado com eles no pós-coloração. Quando uma pessoa se propõe tingir os cabelos precisa também mudar algumas pequenas atitudes no cuidado com o cabelo. Mudar as cores é divertido! Siga as dicas de algumas coisas que você precisa aprender a fazer quando tem um cabelo tingido.



Veja alguns cuidados que se deve ter com cabelos tingidos



- Use xampu e condicionador especialmente formulados para cabelos tingidos ou coloridos. Esses produtos possuem aditivos especiais que ajudam a nutrir e manter a nova cor de seus cabelos. Também, pode ajudar a torná-los mais brilhantes por um período um pouco maior.


- Lave o cabelo em água morna para fria. A água mais fria ajuda a fechar as cutículas do cabelo, promovendo maior umidade e não deixa desbotar a cor.


- No seu primeiro tingimento, use uma cor mais próxima da cor do seu cabelo. Isso é importante para que seu cabelo se acostume com o próprio processo de tingimento e para que você não se assuste com a mudança do visual. Se quiser mudar, vá aos poucos!


- Hidrate freqüentemente (pelo menos uma vez a cada quinze dias). A coloração tira, em partes, os óleos naturais do cabelo, o que pode torná-lo um pouco mais seco e frágil. Há produtos muito bons e não tão caros. Dê o famoso “banho de creme” neles. Há máscaras e bons cremes que podem ajudar a hidratá-lo.


- Use os tratamentos de óleo quente. Não é qualquer óleo! São óleos especiais para cabelos! Há diversas marcas no mercado. Tem a função de restaurar a umidade natural dos cabelos e fortalecer os fios fracos.


- Evite o secador, a chapinha ou o baby “liss”. O uso disso junto com o processo da coloração agride muito o cabelo. Nem pensar em passar essas “coisas quentes” no cabelo. Use apenas quando não tiver jeito e for extremamente necessário como, por exemplo, para uma festa (no máximo uma vez por mês).


- Cuidado ao expor os cabelos coloridos ao sol. Recomenda-se ao se expor no sol por um período maior, proteger os cabelos com o uso de chapéu, lenço ou, até mesmo, boné. O sol em excesso no cabelo junto com a coloração resseca muito e pode danificar a estrutura do cabelo.



- Ao entrar na piscina ou mar, tome algumas precauções especiais. Precauções especiais: Depois da piscina ou do mar, lavar imediatamente os cabelos com xampu anti-resíduos (ou produtos “solares”). Alguns especialistas sugerem molhar bem os cabelos com água normal (doce) antes de entrar na piscina com cloro, pois isso dilui um pouco a concetração do cloro no cabelo. Antes de entrar na piscina ou no mar, usar um produto sem enxágue com filtro solar quaternizado nos cabelos. Além disso, profissionais indicam passar um fluido de silicone nos fios, pois forma uma capa protetora.


- Não fique mudando a marca da tintura. Se o seu cabelo se adaptou bem com uma marca de tintura, se agarre nela! Ficar sobrepondo várias marcas de tintura pode trazer outros resultados que você não espera para seu cabelo, já que a composição das tintas e os princípios ativos difereciam-se. Siga sempre as instruções recomendadasno produto. Não mude e não pule etapas!


- Recupere seus fios com produtos com queratina (Cremes ou máscaras). A queratina faz parte da composição do cabelo e ajuda a recuperar os fios.


- Corte regularmente os cabelos, especialmente se tiver com pontas duplas. Se você observar que seu cabelo possui pontas duplas ou que está muito seco nas pontas, mesmo seguindo esses cuidados especiais, corte o cabelo. Procure um cabelereiro e corte as pontinhas! Isso vai ajudar na recuperação dos fios! É bom avisar: mesmo cortando, não deixe de seguir as outras orientações.

Ter os cabelos tingidos não é tão difícil. Só é preciso seguir esses cuidados. Isso ajuda a manter a cor do cabelo e reparar os danos provocados pelo próprio processo de tingimento. Divirta-se e mude! Mude a cor dos seus cabelos, mude você! Renove seu visual e sua vida!





sexta-feira, 17 de abril de 2009

Tendências de Maquiagem Outono-Inverno



Cores dramáticas prometem dar o tom à maquiagem deste inverno. As sombras, batons e esmaltes serão tingidos de rosa-escuro, vinho, vermelho, roxo e dourado. Apesar dessa gama forte de cores, não é recomendável utilizar tons fortes em todo o rosto, pois é bastante provável que o resultado não seja lá dos melhores, caso tente destacar a boca e os olhos ao mesmo tempo.Além destas cores, há tendências para todos os estilos e ocasiões.


A pele dá o tom

Um dos pontos altos da temporada vai ser os rostos limpos, com maquiagem muito sutil. Esse resultado sofisticado e delicado pode ser obtido usando vários tons de marrom, bege e rosa-velho - localizados no rosto ou num look total, com sombra, blush e batom da mesma tonalidade.


Delineador no contorno

Um estilo mais clássico, elegante e sensual veio com força também nesta temporada. O traço de modernidade é justamente o contorno dos olhos feito com delineador num rosto pouco maquiado.


Olhos escuros

Os olhos escuros estão aí novamente. E não custa repetir: vale a regra do foco único - se o olho é escuro, a boca é mais discreta. Os tons em degradê opacos e mesmo os borrados com muito brilho apareceram nos desfiles e chegam como proposta pouco inovadora de um visual sofisticado.


Lábios carmim

A boca bem marcada, delineada, com cores escuras, fortes e vibrantes é um ponto forte da maquiagem sofisticada do outono-inverno.


Unhas rosadas

Neste inverno, além dos tons mais escuros, o rosa é imperativo nas unhas. Brinque com as várias tonalidades - do cintilante transparente ao pink cremoso.

Acerte no Delineador

Os delineadores nunca saem de moda, mas o traço da vez é o que começa fino no canto interno dos olhos e vai engrossando além do canto externo. "Com a ponta fininha para cima".

Escolha o seu
Existem diversos tipos no mercado. Cada um confere um efeito diferente ao olhar.

Lápis

É o mais indicado para quem não tem prática. O traço deve ser reforçardo, pois a cor não é tão reluzente.

Líquido

A cor do traço é mais forte. Depois da aplicação, espere alguns segundos, pois esse tipo borra com facilidade.

Caneta

A ponta grossa facilita a aplicação e rende traços marcados. Passe duas ou três camadas para reforçar a cor.

Em pó ou creme

Deve ser aplicado com a ajuda de um pincel seco ou molhado. O traço fica bem escuro e dura mais. Esse tipo também pode ser usado como sombra.

Como aplicar!

Na redação de Manequim testamos algumas técnicas e a mais prática foi a do espelho sobre a mesa. Sente-se e apóie os cotovelos ao lado do espelho para fazer o traço. Assim, os braços ficam firmes e os olhos abertos e voltados para baixo, facilitando a aplicação.

Blush versátil


A escolha da cor e a maneira de passar podem deixar sua aparência saudável, sofisticada ou bronzeada.
Ele está disputando com o batom a categoria de indispensável no nécessaire. Basta um toque de cor nas bochechas para a sua aparência mudar. “O produto ainda ajuda a afinar o rosto”, explica a maquiadora Penélope Beolchi, que ensina quatro maneiras diferentes de usá-lo:

Sofisticada
O blush marcado afina os traços e ilumina os olhos. É perfeito para festas. Passe-o da maçã do rosto em direção à orelha. Dê preferência aos tons de cobre, dourado ou marrom brilhante.

Saudável
Para conseguir o efeito, aplique o produto – os cremosos ou líquidos são melhores – no centro das maçãs do rosto. Não ultrapasse a linha do canto externo dos olhos. Aposte nos tons de rosa, cereja e pêssego.

Bronzeada
Faça uma linha horizontal da bochecha direita em direção à esquerda, passando pelo nariz. Essas são as regiões onde você se bronzeia. Terracota, marrom e tons alaranjados, todos sem brilho, são as cores ideais.

Glamourosa
• Passe uma base, um corretivo e uma sombra suave nos olhos. Cole cílios postiços e capriche no rímel.
• Aplique o blush com pincel. Passe aos poucos até chegar no tom desejado.
• Finalize com batom cor de boca para não pesar.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

O clássico batom vermelho



Sexy e sofisticado: assim é o batom vermelho, a grande celebridade desta temporada. Ele combina com todas as bocas – desde que você saiba aplicar, compor com o restante da maquiagem e escolher o tom adequado para sua idade e cor de pele.


COMO APLICAR !
Se você quiser um efeito discreto e natural, aplique o produto com a ponta dos dedos. Mas para noites formais use o lápis para contorno de lábios. Assim, o desenho da boca fica bem definido. Depois, preencha o espaço com o mesmo batom usando um pincel.

MAQUIAGEM

A pele deve estar impecável. Portanto, corretivo e base são indispensáveis. Se você gosta de um visual mais tradicional, use sombras em tons neutros, como o marrom e o bege-rosado, blush suave e máscara para cílios. Evite os produtos cintilantes.

ONDE IR ?

Por ser uma cor marcante, é ideal para a noite, principalmente em compromissos sofisticados. Durante o dia e em ambientes de trabalho, prefira opções com coberturas suaves, como gloss e batons transparentes.

ACERTE NO TOM !

Os vermelhos vibrantes e claros são indicados para as mulheres bem jovens, na faixa dos 20 anos. Já os mais intensos e escuros combinam melhor com mulheres a partir dos 30.

Cabelos



Segredos para você exibir um cabelo eternamente maravilhoso:


1. Como posso deixar o cabelo ondulado e natural?

Se tiver o cabelo crespo, faça uma escova antes. Depois que os fios estiverem lisos, pegue uma mecha, aplique um modelador, torça e enrole-a no baby-liss, da raiz para a ponta. Tire a mecha do aparelho e segure com os dedos por uns segundos, até esfriar. Só então desenrole. Faça em toda a cabeça.

2. É possível domar de vez os fios arrepiados no alto?

Infelizmente, não. Mas dá muito bem para contornar o problema. O ideal é cortar um dedo dos fios todo mês (para eliminar o efeito de pontas duplas) e mantê-los sempre maleáveis fazendo hidratação a cada 15 dias (pode ser com receitas caseiras). E lembre-se: os produtos anti-frizz não acabam de vez com o problema, apenas o disfarçam.

3. O que fazer na chuva?

Para chuva ou ventania, é bom carregar um lenço de seda, que protege a cabeça (especialmente depois de uma escova). Faixas também ajudam, se quiser um visual mais jovem e moderno. Outra opção é usar elásticos e presilhas. Se fizer um calor de rachar e o cabelo ficar suado e grudado na cabeça, faça um coque meio preso, meio solto, com cara de improvisado. Ou um rabo-de-cavalo bem alto. Vai remoçar vários anos.

4. E para durar o baby-liss?

Nesse caso, use um ativador de cachos. Nos fios lisos, ele dura um dia; nos ondulados e cacheados, o efeito pode permanecer por até três dias.

5. Como domar a franja do cabelo rebelde?

Basta ter dois minutos por dia (e paciência para secá-la com secador. Com os fios ainda úmidos, aplique ainda um pingo de redutor de volume, seque e finalize com pomada ou cera. O efeito fica ótimo.

6. Rabo está na moda?

O rabo-de-cavalo continua em alta e vale para qualquer tipo de cabelo, até ondulados e cacheados. "Quanto mais alto, mais sensual", diz Trindade.


7.Prender sempre é prejudicial?

Depende. Quem tem cabelo fino deve evitar isso, porque enfraquece ainda mais os fios. Já quem tem cabelo forte pode prendê-los com freqüência. Se tiver cabelo liso, cuidado ao prender sempre do mesmo jeito, para não deixar os fios marcados.

Xadrez, a estampa da estação

Tendência deste inverno, o xadrez invade as peças mais descoladas da estação. De camisas esvoaçantes a saias rodadas, tudo pode ganhar toques da padronagem em suas mais variadas versões. A melhor maneira de usar é combinar o xadrez com peças neutras ou com cores que remetam a um de seus tons. Para não errar, aposte no jeans. Eles vem em cores e tamanhos variados. De acordo com os complementos escolhidos, você faz produções sofisticadas, sóbrias ou ousadas, para ir do trabalho ou à festa sem perder a elegância. Faça um rápido exercício e tente pensar em alguma estampa que seja tão universal quanto o xadrez, presente nos guarda-roupas masculino e feminino, no inverno e no verão, no figurino de clássicos e modernos. É imbatível e, claro, está presente nas principais coleções para a temporada de inverno 2009. Aqui e nas passarelas internacionais, apareceu em looks completos ou apenas em detalhes, como nos clássicos cachecóis, a estampa é eterna fonte de inspiração para os estilistas.

Não importa seu estilo, há sempre um xadrez para você!

Toda mulher pode usar xadrez, os desenhos miúdos e em tons pastel combinam com as discretas, já os grandes e de cores fortes agradam as ousadas. Existem três formas mais bacanas de usar xadrez nesta estação: no estilo college, combinando paletó e tênis; apostando no punk, com tons escuros, botas e muito couro; ou no estilo inglês com peças de alfaiataria, blazers, algo mais "aristocrático". Ou seja, não importa o estilo, há um xadrez para você.